sábado, 30 de março de 2013

Juliette Benzoni - Na Cama dos Reis - Noites de Núpcias

"Muito já se publicou sobre o casamento. Mas pouco, ou quase nada, sobre os momentos íntimos no segredo das alcovas depois das cerimónias oficiais.
Juliette Benzoni, historiadora e romancista, soube encontrar o fio condutor dos escritos e memórias de várias personagens da História, desde noites de núpcias de deuses, de reis a príncipes. Noites grandiosas de Alexandre, o Grande, noites resignadas de Luís XVI, noites reticentes, noites de lágrimas, estranhas, entusiastas e desesperadas. Noites dramáticas, da tenda de Átila, o Huno ao quarto de Mayerling, terminam em amor ou ódio instilados no sangue.
Este livro conduz-nos por estas noites secretas e nunca reveladas e que, por vezes, mudaram o curso da História.
Noites dos Grandes. Mas talvez também as nossas. Todos podemos reencontrar as nossas experiências e confrontar as nossas decepções e sonhos."


Há muito tempo que não comprava um livro e o lia logo de seguida. Tenho uma porção deles para ler e decidi lê-los por ordem de aquisição. "Na cama dos Reis - Noites de Núpcias" foi uma excepção e não me arrependo (principalmente depois do fiasco anterior).
Já tinha lido alguns romances da autora, mas este em nada se parece com eles ou, já agora, com nenhum romance que eu já tenha lido.
O livro conta-nos, com grande rigor histórico e sempre muito bem enquadradas, as histórias e as tramas dos casamentos, dando destaque... às noites de núpcias, claro. Com um toque de humor na visão do que aconteceu, "Na cama dos Reis - Noites de Núpcias" é um excelente lição de História para compreender as mentalidades, tradições e politicas da época.



Com desejos de boas leituras, até ao próximo livro.
AS


(Lido em Março de 2013)

Sem comentários: